terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O ENSINO E SUA IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DO AMANHÃ

"When you teach your son, you teach your son's son". (The Talmud)



               Existem algumas coisas que nem o ouro e tampouco a prata podem comprar. Uma delas é a cultura. Esta difere solenemente da inteligência sagaz, que irrompe como um dom inexplicável, podendo vir a habitar até mesmo o espírito dos incautos. A cultura, por sua vez é como uma jóia preciosa, adquirida como um hábito diário, pois não se manifesta na ausência de monumental esforço ou paciência. Seus frutos, porém, são suaves ao paladar e se prolongam por uma vida inteira, alcançando as gerações do amanhã.
            Desta forma, pergunta-se, que espécie de compensação pecuniária seria capaz de fazer jus ao trabalho daquele que se dedica a ensinar? Igualmente, de que modo o Estado poderia recompensar os que se lançam à ministração do saber?
                    Por isso mesmo, nós, em nossa casa, possuímos irremediável afeição pelos livros. Muitos deles, em seu interior, trazem recados especiais para você minha filha e creio que falarão contigo no tempo determinado por Deus, mesmo que por meio de páginas amareladas. E verás que o universo para ti não terá mais fronteiras. E o que aprendi dos lábios de meus pais - os primeiros mestres - cumpre que seja igualmente transmitido a ti. E agindo assim, também me acharei parte na construção do futuro através de tua existência e dos teus, pois como bem diz a máxima talmúdica, "quando se ensina ao seu filho, se ensina ao filho de seu filho".

Texto produzido por PALMA, Rodrigo Freitas. O Ensino e sua Importância na Construção do Amanhã. In: http://blogdorodrigopalma.blogspot.com [22/02/2012].

4 comentários:

  1. O Estado, este "monstro que reivindica o monopólio do uso da força física", nada poderá lhe pagar. Mas indo além dos limites do talmude, tua ministração alcança o mundo em que os filhos de teus filhos viverão, transformando-o através do teu conhecimento.
    Um aluno deste admirável novo mundo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Misael e Dalva pela participação.

    ResponderExcluir
  3. Cinto me agraciada a cada momento que faço uma leitura de seus textos que estão servindo de grande ensinamento e aprofundamento em uma história a qual eu nunca me interessei em aprender ou se quer tive a curiosidade de me aprofundar no assunto. Vejo que hoje aprendi a gostar e me interessar por uma coisa tão linda que e a Historia do Direito de todas as s formas. Muito obrigado devo isso ao senhor, pois a forma a qual o ministra o assunto só faz aumentar o desejo de ir à busca de novas informações a respeito do mesmo.

    Andréia Vidal
    Direito noturno.

    ResponderExcluir