quarta-feira, 13 de junho de 2012

Café com o Autor na UNIEURO - Rui Magalhães Piscitelli

               Às 19 horas desta noite de quarta-feira, em Brasília, no auditório do Campus II do Centro Universitário Euro-Americano (UNIEURO), foi realizada a primeira grande palestra no âmbito do evento intitulado "Café com o Autor". Na ocasião, o Prof. Rui Magalhães Piscitelli, fazendo uso da didática que lhe é peculiar, brindou  a todos os convidados com valiosas lições de Direito Administrativo, muitas delas, diga-se de passagem, objeto de seu mais recente livro - "Contratações e Demais Ajustes na Administração Pública: A Teoria Aplicada à Prática com Enfoque na Área Federal" - obra esta que tivemos a honra de prestar nossa contribuição na condição de editor. O referido encontro acadêmico é uma iniciativa oportunamente idealizada pela Profa. Eliane Scheidt - Coordenadora do Curso de Direito da Unidade II - Águas Claras. Piscitelli é Advogado, Contador, Especialista em Processo Civil e Mestre em Direito Constitucional. É igualmente Professor de graduação e pós-graduação em Direito, tanto em Brasília como Porto Alegre, em diversas Instituições de Privadas de Ensino Superior. No magistério público superior, já foi Professor junto ao Departamento de Direito Econômico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

terça-feira, 5 de junho de 2012

Lançamento de Periódico: Consilium n.1

                  Naquela primeira edição da Revista Consilium, publicada em Brasília no ano de 2006, oferecemos ao leitor um artigo que traz um breve vislumbre sobre os Celtas, um dos mais importantes povos da Europa medieval, bem com o, de  seu interessante sistema jurídico de origem consuetudinária - o Brehon Law,  que esteve em voga na Irlanda até o século XVII. Os Celtas ofereceram nas Gálias (França) e Inglaterra feroz resistência aos Romanos e foram destacados por Júlio César como uma nação belicosa, onde as mulheres se lançavam às armas. Do mesmo modo incursionamos, ainda que en passant, sobre a importância assumida pelo Corpus Iuris Hibernici, uma consolidação monumental de leis, costumes e tradições produzidas durante séculos na Grã-Bretanha celta.

domingo, 3 de junho de 2012

Lançamento de Periódico: Virtú: Direito e Humanismo n.2


                  Nesta segunda edição da Revista Virtú: Direito e Humanismo da Faculdade UNICESP tratamos, ainda que en passant, de uma das mais tormentosas penas aplicadas na Antiguidade Oriental: a crucificação, com ênfase no julgamento de Jesus Cristo, objeto de um de nossos livros. A dita punição é visitada entre diversos povos tais como persas, gregos, romanos, japoneses e sudaneses.

Lançamento de Periódico: Consilium n.6


                       Publicada nesta semana novo número da Consilium: Revista Eletrônica do curso de Direito da Faculdade UNIEURO. Participamos do presente número do periódico com um artigo específico que analisa a participação brasileira na MINUSTAH, a Força de Paz das Nações Unidas no Haiti, bem como, as Resluções do Conselho de Segurança sobre a matéria. Confira em www.unieuro.edu.br