quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Comentários Sobre a Obra "História do Direito"

  História do Direito (Editora Saraiva, 4 ed, 2011)

 "Rodrigo Freitas Palma é um espírito diferente. Apaixona-se pelo desconhecido. Quer andar por onde ninguém andou. Numa época em que todos correm sem fôlego atrás dos conhecimentos técnicos que levam às conquistas patrimoniais, toma o tempo de pensar, de sonhar e de explorar os mais esquecidos recantos da aventura humana. Ele apresenta inconfundivelmente todos os sintomas da curiosidade intelectual, uma simpática loucura que se torna rara no mundo moderno. Uma contribuição fundamental às Ciências Jurídicas”.

(Jean-Marie Lambert - Graduado em Direito pela Universidade Católica de Goiás (1980), Mestre em Direito Internacional - Universite Libre de Bruxelles (1983) e Doutor em Ciências Políticas - Université de Liège (2005). Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Goiás.


“...A análise horizontal, executada neste livro, logra construir uma visão ampla sobre as mais diversas noções jurídicas ao longo da experiência humana. Fornece, deste modo, uma visão de conjunto sobre o tema – não apenas importante, mas fundamental tanto para o norteamento intelectual do estudante de Direito, quanto do jurista e do historiador. Em suma, o leitor encontrará nas páginas seguintes, uma obra de grande fôlego, redigida por um jovem professor, advinda da nova geração de pensadores brasileiros”.

(Delmo de Oliveira Arguelles - Licenciado em História pelo Centro Universitário de Brasília (1991), Mestre em História das Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1996) e Doutor em História das Idéias pela Universidade de Brasília (2008). Atualmente é professor de História e Relações Internacionais do Centro Universitário de Brasília e do Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro Universitário Euro-Americano). 


As obras do Professor Rodrigo Palma fazem-me ter a certeza de que o Direito, de fato, é um sistema. Academicamente, há o foco, com o conseqüente maior prestígio, às, chamemos assim, disciplinas operativas, como o Trabalhista, o Civil, o Penal e o Administrativo. Todavia, entrar nas veredas desses ramos do Direito sem uma base sólida da propedêutica jurídica é como entrar em uma floresta sem um mapa. E essa função de formar a base do conhecimento jurídico é muito bem realizada pelo Professor Palma, na construção sólida da propedêutica jurídica. É uma honra poder contar com seus ensinamentos. O direito é o grande beneficiado com isso”. 

(Prof. Rui Magalhaes Piscitelli - Procurador Federal, Professor de Graduação e Pós-Graduação em Brasília).



Nenhum comentário:

Postar um comentário