quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

COMENTÁRIOS SOBRE A OBRA "LEIS AMBIENTAIS NA BÍBLIA"

Leis Ambientais na Bíblia (Editora Kelps, 2002)

O livro “Leis Ambientais na Bíblia” de Rodrigo Freitas Palma reúne Bíblia, direito e ecologia, numa abordagem histórica e, ao mesmo tempo, atual. A partir da legislação bíblica, abre caminhos para o presente e amplia horizontes para o futuro. Leitura recomendável, na certa”.
(Prof. Valmor Bortolotto Silva – Graduado em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade do Sagrado Coração (1997), Graduado em Teologia pelo Instituto Popular de Assistência Social (1978) , Graduado em Filosofia pelo Instituto Popular de Assistência Social (1974) , Mestre em Teologia Bíblica pela Pontificia Universidade Gregoriana (1981) , Mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico (1982) e Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1997) . Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Assessor do Centro de Estudos Bíblicos, Membro de corpo editorial da Fragmentos de Cultura (Goiânia), Membro de corpo editorial da Estudos Bíblicos, Membro de corpo editorial do Religião & Cultura, Pesquisador do Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás, Membro de corpo editorial da História em Revista e Membro de corpo editorial da Pistis & Praxis. Ex-Coordenador do Curso de Mestrado em Ciências da Religião). 

Para mim foi uma alegria e uma honra ter podido “funcionar” como orientador neste projeto de pesquisa. Como o autor é alguém com instinto de pesquisador, a publicação do presente livro evidencia que o texto original já começou a alçar vôo para muito além do espaço originalmente concebido Para o texto e o autor faço valer as palavras do poeta William Blake: ‘nenhum pássaro voa alto demais se voa com as próprias asas. Boa leitura e bom proveito”.
(Prof. Haroldo Reimer - Doutor em Teologia na Alemanha (1986 a 1990); Bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST), São Leopoldo (1980 a 1984); Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Goiás (2002 a 2004); Bacharel em Direito pela PUC Goiás (2006 a 2010); Estágio pós-doutoral em História Antiga na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) [2009 - em andamento]; Professor titular no Departamento de Filosofia e Teologia da PUC Goiás; Professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG); Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (2009-2012); Avaliador ad hoc do INEP-MEC; Avaliador ad hoc da FAPEG; Líder de grupo de pesquisa no CnPq; Pesquisador nos temas: Hermenêutica, Ecologia, História, Religião e Direito na Antiguidade; Biblia, Antigo Testamento)


      "Tua ausência, devido à transferência, é para nós, motivo de tristeza e saudade. Certamente o seu sucesso profissional em qualquer parte do planeta será motivo de orgulho e alegria, porque tivemos o privilégio de aprender e compartilhar da tua presença, do teu sorriso, da tua serenidade, perseverança, severidade quando necessário, e, em especial, da tua amizade.
      A releitura de tuas obras “O Direito Antes de Roma” e “Leis Ambientais na Bíblia”, em tempos de crise de bons profissionais do direito e educadores, é um convite tentador à memória. Através do teu exemplo esperamos lograr vosso êxito ao percorrermos fascinante universo jurídico.
      Deixamos nesta singela homenagem o nosso reconhecimento pelas ensinanças, uma enorme lacuna pelo desconforto da tua ausência e o exemplo do grande mestre que partiu e que deixa saudades.
      Desejamos profundamente que teus horizontes sejam tao infinitos e belos quanto “o céu do Rio Grande do Sul”. Asseguramos que nossa faculdade não será mais a mesma sem a tua presença. Que a tua estada por aqui sirva de exemplo para os que ficam.
       O nosso caloroso abraço e desejo de muito sucesso.
       Com carinho, apreço e admiração".

(Centro Acadêmico “Dr. Paulo de Lima” e alunos do CESUT. In: FOLHA DO SUDOESTE, 6 a 12 de Fevereiro de 2003. Jataí-GO).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário